quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Mais uma insanidade chegando - SOLOMAN 330





ULTRAMARATONA SOLOMAN 330KM

INFORMATIVO GERAL

“Uma ultramaratona pode ser considerada um absurdo passatempo, do qual, chegamos à exaustão. Porém, se descobrirmos um motivo no desafio que teremos de nos esforçar muito para vencer, é possível que descubramos um outro absurdo passatempo, a VIDA!”

O EVENTO

A ULTRAMARATONA SOLOMAN 330KM é um desafio entre amigos apaixonados pelas corridas de ultradistância, totalmente organizado na base do voluntariado e focado na inclusão, cooperação e simplicidade. A competição e a disputa existirão, mas será algo pessoal, entre o que cada atleta é, e o melhor que pode ser, não contra um adversário ou por uma recompensa. Trata-se de um evento informal, independente e sem fins lucrativos.
O SOLOMAN 330 não é uma competição esportiva comercial oficial, onde os atletas são clientes pagando por um serviço/produto. É uma iniciativa esportiva diferenciada, em oposição à forma puramente comercial, fútil e socialmente excludente com que o esporte vem sendo tratado.

FORMATO DO DESAFIO

Ultramaratona a pé autossuficiente de 330km, realizada em tempo corrido e com o tempo limite de 120 horas (5 dias).

OBJETIVOS

- Realizar um desafio esportivo focado na simplicidade e no que é essencial, sem fins lucrativos, acessível a TODOS os amantes deste esporte.
- Promover e difundir a belíssima iniciativa que é o Circuito Vale Europeu Catarinense de Cicloturismo e Mochileiros.
- Proporcionar aos atletas um desafio inédito em território nacional, uma jornada de superação autêntica em busca do autoconhecimento através do esforço físico e do contato intenso com a natureza, possibilitando uma nova forma dos atletas enxergarem e viverem o esporte.

PROGRAMAÇÃO

- Base SOLOMAN: Pousada Campo do Zinco em Benedito Novo SC
- Período do evento: de 28/12 a 04/01/2015

ULTRAMARATONA SOLOMAN 330
DIAS
HORÁRIO
ATIVIDADE
LOCAL
28 e 29/dez
domingo e segunda
o dia todo
Recepção dos atletas, amigos e familiares
Camping Campo do Zinco
29/dez
segunda
16:00
Reunião técnica
Camping Campo do Zinco
30/dez
terça
08:00
Largada da prova
Camping Campo do Zinco
31 e 01/jan
quarta e quinta
XX
Prova em andamento
No percurso
02/jan
sexta
XX
Previsão de chegada dos primeiros atletas
Camping Campo do Zinco
03/jan
sábado
XX
Prova em andamento
No percurso
04/jan
domingo
08:00
Término da prova (120 horas)
Camping Campo do Zinco

AUTOSSUFICIÊNCIA

O grande diferencial desta ultramaratona, além da distância absurda de 330km, será a questão da autossuficiência. No SOLOMAN 330 não será permitido NENHUM tipo de suporte aos corredores por parte dos familiares ou amigos durante o percurso, com exceção dos 2 pontos de suporte específicos para esta finalidade. No mais, os corredores terão que se virar sozinhos! Coletando água em riachos, comprando comida em mercearias, etc.

É muito importante ressaltar que “ultramaratonas” e “ultramaratonas autossuficientes”, são esportes bem distintos! O SOLOMAN 330 não é um desafio para quem está apenas acostumado a correr sem peso nas costas recebendo todo o auxílio necessário de uma equipe de apoio ou organização de prova, pois neste desafio será necessário carregar tudo de que se precisa nas costas, além de orientar-se, cuidar do racionamento de alimento e água, etc.

ACOMPANHANTES (pacers)

Os corredores poderão ser acompanhados apenas por pessoas a pé ou de bicicleta durante todo o percurso. Porém, a função do acompanhante é somente ACOMPANHAR: dando maior segurança, ajudando o corredor a manter-se no caminho correto e prestando apoio motivacional.
O acompanhante em hipótese alguma poderá carregar ou pegar qualquer coisa para o corredor, fazer massagem ou qualquer ajuda desta natureza, somente acompanhá-lo.

Partirá da consciência de cada corredor informar aos demais participantes se precisou receber ou não ajuda do seu acompanhante, amigos ou familiares fora dos 2 pontos de suporte.

PONTOS DE SUPORTE (PS)

O SOLOMAN 330 tem como foco primordial a AUTOSSUFICIÊNCIA. Por conta disso, haverão somente 2 Pontos de Suporte durante todo o percurso. Estes serão os únicos locais onde os corredores poderão receber qualquer tipo de apoio de seus amigos e familiares:

PS 1 - PENÍNSULA PALMEIRAS (Camping e chalés) – km 124 – Localidade Palmeiras em Rio dos Cedros.
PS 2 – CAMPING MORRO AZUL – Km 254 – em Timbó.

CATEGORIAS

A princípio haverá apenas a categoria SOLO. Porém, havendo interesse, equipes de revezamento (duplas, trios e quartetos) devem entrar em contato conosco através do e-mail solomanbombinhas@yahoo.com.br .

PERCURSO

O percurso do SOLOMAN 330 será uma volta completa nos 330km do Circuito Vale Europeu Catarinense de Cicloturismo, incluindo os dois trechos opcionais do Circuito: a Cachoeira do Zinco (largada e chegada da prova) e o Morro Azul. O percurso é essencialmente rural com poucos pontos urbanos e longos trechos afastados da civilização, sendo comum passar horas sem ver uma única pessoa.

Terreno: composto em sua maior parte por estradinhas de terra, mas possui também trechos de asfalto e paralelepípedo.
Altimetria: aproximadamente 5.500m de desnível positivo.
Maior trecho contínuo de subida: aproximadamente 9km

Muito importante! A corrida será realizada no circuito de CICLOTURISMO, não no de mochileiros! Porém, com largada e chegada na Pousada Campo do Zinco, não em Timbó como descrito no site e nos guias do Circuito Vale Europeu.

Todo o percurso está devidamente sinalizado com setas amarelas e placas do Circuito Vale Europeu, no entanto, em diversos locais a sinalização encontra-se precária! Com setas e placas já quase apagadas ou deterioradas, sendo que, em alguns poucos locais a indicação do percurso é até mesmo inexistente. Portanto, é IMPRESCINDÍVEL que todos os participantes estudem exaustivamente o percurso através do site do Circuito e imprimam ou adquiram todos os informativos, mapas e planilhas diretamente na sede do Circuito em Timbó SC.

O Circuito Vale Europeu não possui sinalização noturna, o que tornará a visualização das setas e placas ainda mais complicada, exigindo absoluta atenção em TODAS as bifurcações e cruzamentos do percurso!

MUITO IMPORTANTE! Todos os detalhes e pontos de sinalização críticos do percurso serão devidamente informados e amplamente discutidos entre todos os participantes durante os meses que antecederão a corrida.

Maiores informações e todo o detalhamento do Circuito Vale Europeu para estudo, neste site: http://cicloturismo.circuitovaleeuropeu.com.br/

Obs. Pretendemos melhorar e remarcar as sinalizações apagadas e inexistentes do Circuito até o dia da corrida, mas ainda não podemos prometer nada.

HOSPEDAGEM

O local de largada e chegada é inóspito, portanto, será obrigatório que todos os participantes cheguem com certa antecedência e fiquem acampados no Campo do Zinco, base do evento. Haverá duas opções de hospedagem: camping e um ranchão coletivo com camas. Em breve divulgaremos os valores, mas já adiantamos que serão acessíveis a todos, por isso mesmo, sempre optamos pelas formas de hospedagem mais simples possíveis, como campings e albergues para realizar os SOLOMANS.

- Largada e chegada: Camping e Ranchão Coletivo no Campo do Zinco
- Durante a corrida: Camping e chalés na Península Palmeiras (km 124). Camping no Morro Azul em Timbó (km 254)

PREMIAÇÃO

- O simples prazer de celebrar a vida fazendo o que se ama na companhia dos amigos.
- Uma lembrança em cerâmica produzida artesanalmente pela artista Liana dos Santos.

Obs. Nada impede que os participantes, se assim desejarem, mandem confeccionar suas próprias camisetas, medalhas ou troféus, mas isto ficará a cargo de quem desejar estas lembranças.

TAXA DE INSCRIÇÃO

Evento gratuito! Porque nossa missão no esporte não é fazer dinheiro, é fazer amigos!

COMO PARTICIPAR

- Estar ciente da origem e do significado do conceito SOLOMAN (www.soloman.com.br )  e da proposta específica do SOLOMAN 330 contida neste informativo.
- Saber dos riscos envolvidos em um desafio desta natureza e assumir total responsabilidade por tudo que possa vir a lhe acontecer.
- Entrar em contato através do e-mail solomanbombinhas@yahoo.com.br, ou via mensagem na páginna do SOLOMAN 330 no facebook, explicando brevemente porque deseja participar.

CONTATOS

PÁGINA NO FACEBOOK: www.facebook.com/soloman330km


Venha viver conosco uma Virada de Ano diferente e experimentar uma nova forma de enxergar e sentir o esporte.
Porque a vida é agora!



ULTRAMARATONA SOLOMAN 330

Transcendendo os limites da resistência humana