domingo, 23 de março de 2014

Ultramaratona SOLOMAN no X-Vortex!


Nosso amigo de Atibaia, Giovanni L. Sacco, criou algo novo. O somatório da paixão pelos esportes outdoor e, ao mesmo tempo, a experiência na área de informática não poderiam ter resultado em algo mais bacana e originial. Um droning virtual, baseado em tecnologia Google Earth, que mostra nossas trilhas por uma simulação aérea, de forma interativa e dinâmica. O X-VORTEX.

Dado um arquivo tirado de um GPS, ele é capaz de mostrar em detalhes, no site do evento, o caminho em si, altimetria, postos de hidratação, postos mecânicos, bifurcações, tendas de patrocinadores e quaisquer itens que o organizador da prova achar necessário. Para o atleta é uma forma de já estudar o circuito remotamente e já se planejar com antecedência. Um valor agregado alto e de custo baixo para os oragnizadores de provas de MTB, corrida de montanha, ciclismo de estrada, corrida de rua e triathlon.

Este "droning" da Ultramaratona de montanha SOLOMAN de 53km que ocorreu no último dia 16/03 foi feito através de um relógio GPS da Timex e tudo indica que ele não é tão preciso e fiel quanto aos Garmins mais novos. Alguns erros de perda de sinal são notados ao longo do caminho, mas já dá para ter uma idéia de quão genial é este produto. Abaixo, é só clicar no "play" para começar a viagem, lembrando que as cores representam a altimetria do percurso de acordo com a escala colocada do lado esquerdo. Esta iniciativa de se criar o Droning da Ultra Soloman teve o apoio do Restaurante Santa Pimenta de Atibaia (http://www.santapimentanatural.com.br/).
O browser pode pedir para instalar um plug-in do Google Earth.

Caso queira viajar em tela cheia, clique AQUI.

Caso queira ver outros exemplos de outras trilhas e provas do X-Vortex, visite o site do Giovanni http://www.expedicoesespeciais.com.br/. Um exemplo bem legal de como esta nova idéia pode ser utilizada em qualquer etapa de provas de endurance, este exemplo da 1a Etapa da Copa Internacional de MTB de Araxá é muito legal.

Boa viagem!