segunda-feira, 17 de março de 2014

A Ultramaratona de Montanha SOLOMAN foi um sucesso!


No dia anterior, como havia aparecido pouca gente como o combinado, tudo indicava que largariam meia dúzia de gatos pingados. No entanto, 8:15 da manhã, estavam lá vários outros bravos guerreiros!


Ao todo, 19 pessoas largaram na prova. O que é um número bem legal para um evento desse tipo, auto-suficiente, e com um grau de dificuldade bem elevado.

Nove horas em ponto, com direito à contagem regressiva e tudo, foi dada a largada.

Para não dizer que deu tudo 100% certo, um dos atletas que largou já abandonou nos primeiros quilômetros porque sentiu que não estava bem. Outro atleta começou a passar mal lá pelo km 21, depois da Cachoeira do Barrocão e outros amigos tiveram que acudi-lo, colocá-lo em um carro depois de algumas horas e eles mesmos tiveram que encurtar o circuito. Não foram até a Pedra Grande. Outros dois atletas erraram o caminho e acabaram voltando antes de subir a Pedra. Correram difíceis 40km ao invés dos 53km propostos, foram os primeiros a chegar, na verdade. Quando chegaram, não viram ninguém, acharam que o pessoal que estava na frente tinha ido embora rsrsrs. Quando viram os primeiros chegando alguns minutos depois, acharam meio estranho e descobriram que não tinham percorrido o circuito todo. Ficaram um tanto frustrados, pois estavam ali na honestidade para realizar tudo realmente. Mas realmente o circuito tem particularidades e exige algum conhecimento prévio. Mesmo com os esforços de se criar arquivos de GPS, de se fazer marcações e de fazer uma pequena explicação antes da largada, não foi totalmente suficiente. Daí a necessidade REAL de que todos precisam realmente fazer uma lição de casa bem anterior ao evento, reconhecendo o arquivo de GPS disponibilizado e, se possível, visitando alguns pontos do circuito antes.

De qualquer forma, foi o primeiro evento desses em Atibaia. Incrivelmente, pois a região deveria ser um polo desse tipo de prova. E nós fomos os pioneiros!

Para os amantes dos atletas de endurance, está lançado o desafio aqui. Tempo recorde do circuito, por enquanto, 5h44. Quem vai participar dos próximos?


Seguem algumas fotos!

SOLOMAN!